Pesquisas

sábado, 4 de julho de 2015

São Francisco de Assis...protetor dos animais...


-->

Oração de São Francisco de Assis:


-->
Senhor,
Fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver duvida, que leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre,
Fazei que procure mais consolar, que ser consolado;
compreender que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que vive para a vida eterna.


São Francisco fora considerado boemio...seu pai, um rico comerciante, e ele aproveitara disto...tentou ser militar mas não deu certo. Resolveu seguir as honras do pai, mas ouviu um chamado de Deus que pedia para ele restaurar sua casa...Francisco doou os lucros do pai para a restauração da igreja...O pai enfurecido o negou a herança, Francisco passou assim, a viver entre os pobres e a pregar a palavra de Deus. Certo dia enquanto pragava, apareceram-lhe as cinco chagas de Cristo...quando sumiram, ele veio a falecer...
São Francisco de Assis foi nomeado padroeiro dos animais e da ecologia pelo papa João Paulo 2º. O santo foi um homem místico que pregava uma perfeita harmonia entre homens, animais e natureza.
Segundo o frei franciscano Vitório Mazzuco, 56, ele não compartilhava da crença que os bichos existam para uso do ser humano. Todos seriam irmãos. "Francisco os chamava de irmão gato, irmão cachorro..., mas não os comparava aos homens no plano espiritual."
O santo acreditava em uma consanguinidade entre as espécies criadas por Deus. "Para ele, cada ser é uma expressão da bondade de Deus. Por isso, amar um animal é amar também a Deus e a sua criação."

Agradecimento a São Francisco de Assis...padroeiro da minha menina...

Sua devoção a Deus não se resumiria em sacrifícios, mas também em dores e chagas. Enquanto pregava no Monte Alverne, nos Apeninos, em 1224, apareceram-lhe no corpo as cinco chagas de Cristo, no fenômeno denominado "estigmatização".

Os estigmas não só lhe apareceram no corpo, como foram sua grande fonte de fraqueza física e, dois anos após o fenômeno, São Francisco de Assis foi chamado ao Reino dos Céus.


Mordida de cobra

Apolo em tratamento.

Em Dezembro de 2013 tivemos uma desagradável surpresa.
Somos do interior, portanto, existem animais venenosos, e isto é uma realidade.
Certo dia meu pai trabalhando e um dos trigêmeos, o mais curioso, Apolo, brincava perto do pai quando do nada ele deu um pulo e se atirou no chão gritando.
Meu pai chegou mais próximo quando pode ver, era uma cobra venenosa; JARARACA, que havia picado o 'bebe' na pata esquerda.

Cobra que picou o Apolo. Jararaca.

Ele se contorcia de dor. Sangrava muito e aos poucos, parecia que com o inchaço a coloração dele ficava parecida com a da cobra.
Nesses casos é preciso bastante cuidado pois o animal pode até ser confundido com sintomas de raiva.
Eles babam, ficam agressivos, mas é efeito da dor do veneno na corrente sanguínea.
Liguei para o veterinário, mas não obtive resultado, pois, era final de semana e o médico estava de férias na praia.
Em desespero, me lembrei de um remédio antigo da época dos meus avós e bisavós, que, por sorte minha tia ainda conservava. Eles chamam de "Cobrina".
Não achei nenhuma referência na internet a repeito do remédio, nem do que é fabricado, mas era feito e vendido pelos 'curandeiros' (que antigamente eram a salvação já que havia pouca acessibilidade a hospitais e médicos. A 'medicina caseira' era o pouco que se tinha para usar.)
Dei algumas gotas para ele tomar e passei sobre a picada. Enrolei-o em uma toalha e coloquei na cama.
Poucos minutos depois ele apresentou melhora.
Á noite o médico me retornou e disse que não poderia acompanhar o caso de perto, mas me deu uma lista de remédios. Um anticoagulante, se não me engano, um para dor e uma pomada para ferida.
E foi assim que o Apolo nasceu de novo.
Recentemente ouvi um caso de uma mulher picada pelo mesmo tipo de cobra que passou por maus bocados. Mas como moramos no interior e nesta época de inverno todos animais buscam se aquecer, até mesmo os mais improváveis, é mais fácil acontecerem casos como esses.
Enfim, pra quem tem força de vontade e fé, o IMPOSSÍVEL é nada e tudo acaba bem.



By: Associação Animais da Quinta